Recursos - sugestões

 Recursos criados

Era uma vez o 25 de Abril - linguagem pictográfica

Centenário de  Saramago

Biografia José Saramago - linguagem pictográfica

Já conheces Saramago?


Recursos usados

PLIP é, sem dúvida, um recurso interessante e útil para leitores não fluentes, sobre cuja responsabilidade se pode ler na "Apresentação - O Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada (PLIP) nasceu do projeto pessoal de alguns investigadores da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação do Instituto Politécnico de Leiria; teve as suas primeiras experiências com a colaboração da Biblioteca Municipal da Batalha; ganhou corpo com o Projeto IPL(+)INCLUSIVO; e desenvolve-se agora com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação."

Arasaac  possui uma biblioteca de mais de 10000 pictogramas em 20 línguas diferentes.
Ao usar-se este menu, pode procurar-se pictogramas para descarregar, modificar ou guardar em listas de favoritos.


Software Adquirido:

Palavras Cruzadas Mágicas, tradução e adaptação para Português de "anditec, tecnologias de reabilitação, lda" - CD-Rom com imensas potencialidades e que pode ser usado também na iniciação à língua portuguesa (PLNM). Porém, a maioria dos portáteis não tem drive, o que limita a sua utilização a computador fixo depois de instalado.

Jogos de Memória Sénior,  comercializado pela mesma empresa, apresenta jogos até com recurso à música, o que torna tudo muito aliciante, mas enferma do mesmo problema técnico referido.

No entanto, estas questões técnicas apenas constrangem a utlização, não a impedem. Contudo, em pen, seria mais fácil e acessível.

Comentários