"A família da rua sem saída", Eve Garnett (2)

 


No dia 24 de maio, com a mesma disposição física , em roda, juntámo-nos para mais uma sessão de leitura.

Como estava presente uma aluna que estivera ausente na sessão anterior, Com alguma perguntas da professora bibliotecária (PB) a que os alunos responderam, lembrando passos fundamentais do primeiro capítulo, a F. ficou a par da história,

Quanto à origem do nome de cada um, só a PB tinha procurado informação sobre o seu próprio nome. Mas..., num instante, com uma pesquisa no telemóvel, a B. o P e o J.R. ficaram a saber a origem/o significado dos respetivos nomes e ainda viram os dos colegas.

Seguindo a mesma metodologia, leitura em voz alta, à vez, prosseguiu-se, concluindo-se a leitura do primeiro capítulo e iniciando-se a do segundo. Concluiu-se também que o primeiro capítulo permite ficar a conhecer os 9 (nove) elementos da família: pai, mãe, quatro filhos e três filhas e o ambiente em que vivem. O segundo capítulo vai dar protagonismo à filha mais velha e aos sonhos que tem para o futuro.

Registou-se o mesmo interesse por parte dos alunos e destaque-se que a B. foi verdadeiramente monitora por iniciativa própria, pois, apenas ela, foi acompanhando a leitura dos colegas e antecipando as palavras mais difíceis. O J.R. começou por dizer que não queria ler, mas a PB pediu-lhe que lesse só um parágrafo e ele leu três pequenos parágrafos.

Mais uma vez, da ação se partiu para a realidade de cada um: se ajudam em casa, se sabem fazer, ou se já fizeram, determinadas tarefas caseiras, se se recordavam dos desejos relativamente ao futuro que tinham manifestado quando se explorara o livro "Esperança, onde estás?", durante o confinamento.

Vamos ver o que nos trará ainda  o segundo capítulo.

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