"A Família da rua sem Saída" (1) - Início de leitura de livro integral


 Dia 10 de maio, iniciámos, finalmente a leitura integral de um livro "A Família da Rua sem Saída", de Eve Garnett.

Dois exemplares, cadeiras em roda, mãos higienizadas. A professora bibliotecária (PB) ficou com um exemplar e o outro foi rodando.

A leitura foi feita à vez, em voz alta e duas das outras professoras antecipavam uma ou outra palavra mais difícil de decifrar. A intenção era ler-se o primeiro capítulo.

Pelo meio a PB orientou os comentários, a partir do enredo, sobre ter ou não irmãos, número de irmãos, gostar ou não nome próprio de cada um, quem tinha escolhido esse nome...

Todo o grupo foi muito colaborante e organizado nas suas intervenções. O desempenho da leitura foi variável em função das competências de cada um. O J.R. rapidamente disse que não queria ler mais, mas o J.G., que sempre duvidava de si mesmo anteriormente, persistiu, demonstrando também evolução na competência leitora.

O sentido de humor dos alunos captou bem essa intencionalidade presente no registo da história.

Ao dialogarmos sobre o nome de cada um, a PB desafiou-os a procurarem a origem/significado do nome próprio para mostrarem na sessão seguinte.

O primeiro capítulo é extenso, por isso não acabámos a sua leitura.

A sessão assentou nestes pontos:

- Ler uma obra integral

- Leitura em voz alta - treinar

                                     antecipar o erro

                                     autocorrigir-se ou repetir da forma correta

- Compreensão/oralidade - falar na sua vez

                                         - antecipar a ação a partir do título (pré-leitura)

                                        - identificar/explicar/ argumentar


 - Da ficção à realidade pessoal - identificar o número de irmãos

                                                   - apreciar o nome próprio

                                                  - reconhecer a origem da escolha do nome próprio

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