Recomeço em 2021-22

 Considerando as medidas em aplicação na escola e a renovação do grupo de alunos mais diretamente envolvidos no projeto, houve que traçar nova planificação de trabalho, atendendo também às atividades já calendarizadas pelo núcleo de educação especial.

A grande novidade consiste na presença na escola de um aluno, D., que apresenta necessidades complexas de comunicação. Assim, a primeira sessão foi um tempo de (re)conhecimento mútuo e de livre escolha e leitura de livros no espaço da biblioteca. Os alunos folhearam álbuns, livros de BD . Concretamente o D. explorou livros de BD ao seu gosto, tendo-lhe sido por fim apresentado o livro Todos diferentes, todos animais, de Liliana Gonçalves/Leonel Brites. Aí, o seu rosto animou-se vivamente, chamou a atenção dos colegas para que vissem os pictogramas e o seu entusiasmo foi manifesto. 

A primeira sessão permitiu restabelecer laços, observar os alunos em ação na biblioteca (o que não tinha sido possível no ano letivo anterior), trocar impressões e perceber um pouco os gostos de cada um.


Com a preocupação de escolher  livros em comunicação alternativa, numa outra sessão fez-se a leitura coletiva de O pássaro da alma, Michal Snunit, usando-se o livro físico e esta versão, que permitiu, uma vez mais, falar de emoções.

Mas o ponto alto, foi o visionamento da curta metragem "História trágica com final feliz", de Regina Pessoa. A leitura que o grupo fez do filme foi muito rica e reveladora.


Para além destes momentos de imersão na leitura, os alunos que frequentam o 10º ano têm participado em atividades da biblioteca escolar com a turma respetiva, o que vem ao encontro da linha inicialmente traçada para este projeto e que foi iumpossível concretizar no ano transato.



Comentários