Semana da Leitura (8/3)

A Semana da Leitura pautou-se pela formação interpares. Deste modo, o trabalho realizado pelos alunos B., O. e P. "Já conheces Saramago?", bem como o trabalho do aluno D., desenvolvido com a professora Idalina António, foram apresentados aos colegas do 11º L, acompanhados pela docente Alice Madeira.

Assim, os aluno desta turma de 11º ano ficaram a conhecer um pouco de Saramago. O trabalho do D. teve grande impacto e foi o P. quem o introduziu dizendo aos colegas que pensassem como seria se deixassem de conseguir comunicar como habitualmente fazem. Seguiu-se a passagem dos diapositivos da apresentação do D. para cada um ler por si e a surpresa/reconhecimento da informação via-se nos seus rostos do público, enquanto o D. apontava satisfeito, e comentava com gestos.

Cada um dos alunos recebeu um certificado e um livro pela dinamização da atividade. Também o exemplar oferecido a D. foi objeto de curiosidade por parte dos outros alunos.

A apresentação do trabalho desenvolvido permitiu 

  • divulgar Saramago, trabalho de alunos, linguagem alternativa (pictogramas),
  • exercitar a expressão oral/a interação.

Havia sido feito um ensaio para experimentar o equipamento, o ritmo da passagem de diapositivos, a distribuição do conteúdo dos mesmos pelos alunos (alinhamento das intervenções). No entanto, a distribuição foi alterada por eles sem qualquer perda para a apresentação que estava a ser feita, ou seja, perante uma situação nova/diferente, prosseguiram sem hesitação.


Comentários